dia d

Salas de vacina abrem neste sábado para campanha contra o sarampo

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo realiza o Dia D neste sábado, em todo o país. Em Santa Maria, 23 locais, entre Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (Eacs), estarão à espera do público-alvo, das 8h às 17h. Nos locais, os vacinadores também são orientados a verificar se outras doses estão em dia, principalmente contra febre amarela e HPV.

A campanha começou na última segunda-feira, conforme calendário do Ministério da Saúde. Deverão receber a dose crianças e jovens dos 5 aos 19 anos, que nunca tomaram dose alguma, têm registrado apenas uma, perderam o cartão de vacina ou não lembram se estão com o esquema vacinal completo. Esta fase da campanha vai até 13 de março. A nova fase começa no segundo semestre deste ano e terá como foco pessoas dos 30 aos 59 anos.

Carnaval solidário para pets vai arrecadar rações e medicamentos

O sarampo é uma doença transmissível aguda, grave e extremamente contagiosa. A transmissão ocorre diretamente de pessoa para pessoa, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou permanecer em ambientes contaminados. Os principais sintomas são febre alta, cansaço, falta de apetite e sintomas respiratórios, principalmente tosse.

Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo

  • Quando: neste sábado
  • Horário: das 8h às 17h
  • Locais que estarão fechados: ESF Bela União, ESF Arroio do Só/Pains, ESF Vila Lídia, UBS Boca do Monte, UBS Joy Betts, UBS Ruben Noal e distritos de Arroio Grande, Palma, Santa Flora e São Valentim

*Com informações da prefeitura de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Número de suspeitos de coronavírus no Brasil cai para seis Anterior

Número de suspeitos de coronavírus no Brasil cai para seis

Próximo

VÍDEO: em três meses, Central do Samu já realizou mais de 1,6 mil atendimentos

Saúde